O eSocial Chegou!

O projeto – que envolve a caixa econômica federal, o ministério do trabalho, o INSS e a Receita Federal – tem como objetivo unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.
O eSocial consolidará uma série de obrigações acessórias, como GFP, GPS, DIRF, CAGED, RAIS, entre outras, que atualmente são enviadas em momentos diferentes.
O cumprimento das obrigações trará benefícios para os trabalhadores, com a facilidade na concessão de direitos trabalhistas e previdenciários; e para o governo, com informações claras e a ampliação da capacidade de controle e fiscalização das empresas.

O Que Preparamos

Por ser um assunto que está em destaque, a Nasajon desenvolveu um programa de atualização sobre o tema com informações privilegiadas, o Imersão eSocial.
O programa conta com novidades, cursos e eventos relacionados ao assunto para aprimorar o conhecimento de todos sobre as principais mudanças feitas pelo eSocial, assim como a importância de estar atento aos prazos legais.

 

É importante ter uma visão completa do fluxo de informação para estar de acordo com todas as exigências do eSocial. Automatizar os processos é a melhor opção para aumentar a capacidade de organização e correlacionar dados provenientes de cada evento do manual oficial. Desenvolvemos um sistema preparado especialmente para esse projeto: Conheça o Persona SQL!

Cronograma

Estabelecido pela Resolução Nº 1 de 24 de junho de 2015, conforme disposto no decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, a implantação do eSocial se dará conforme o seguinte cronograma:
I - A transmissão dos eventos do empregador com faturamento no ano de 2014 acima de R$ 78.000.000,00 deverá ocorrer:

  • Setembro de 2016: obrigatoriedade do eSocial, exceto as comunicações abaixo.
  • Janeiro de 2017: obrigatoriedade do eSocial referente à tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho.

II - A transmissão dos eventos para os demais obrigados ao eSocial deverá ocorrer:

  • Janeiro de 2017: obrigatoriedade do eSocial, exceto as comunicações abaixo.
  • Julho de 2017: obrigatoriedade referente à tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho.

Atualize-se!